Inauguração Trilho “Da Pateira ao Águeda” - Águeda - 2008/11/22

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Inauguração Trilho “Da Pateira ao Águeda” - Águeda - 2008/11/22

Mensagem  Darasola em Ter Nov 11, 2008 6:00 am

Trilho “Da Pateira ao Águeda” :: 22 Novembro
10-11-2008
DSC01053_dest.JPG

Abertura Oficial do Primeiro Percurso Pedestre no Concelho de Águeda

Dia 22 de Novembro, pelas 9:30, no Parque da Pateira de Óis da Ribeira, bem junto daquela que é considerada a maior lagoa natural da Península Ibérica, a Pateira de Fermentelos, decorrerá a abertura oficial do primeiro percurso pedestre de Águeda – da Pateira ao Águeda. O percurso, que será acompanhado por uma guia da Câmara Municipal de Águeda e contará com a presença de um ornitólogo, decorre praticamente todo em REDE NATURA 2000, apresentando um elevado interesse natural e paisagístico, mas com apontamentos históricos e sociais interessantes.

Águeda possui estudada uma rede de percursos pedestres, cicláveis, equestres, entre outros que se estendem por vários quilómetros no Concelho, mas também por concelhos vizinhos. O percurso pedestre da Pateira ao Águeda é o primeiro trilho a ser implementado (PR1), e devidamente sinalizado, no concelho de Águeda.

Este percurso pedestre de pequena rota (PR) decorre por caminhos e veredas das freguesias de Óis da Ribeira e Espinhel (concelho de Águeda), junto àquela que é considerada a maior lagoa natural da Península Ibérica – a Pateira de Fermentelos –, e ao rio onde desagua, o Águeda. Sendo em circuito, pode ser iniciado em qualquer dos sítios por onde passa, muito embora se recomende que o ponto de partida seja junto à Pateira de Fermentelos, no Parque de Espinhel ou no Parque de Óis da Ribeira.

O trilho desenvolve-se em espaço natural e semi-natural, por entre amieiros, freixos, carvalhos, loureiros, choupos e eucaliptos, mas também junto ao caniço e bunho da zona húmida, onde surgem Habitats de Importância Comunitária e ganha destaque a diversidade biológica e a heterogeneidade de paisagens que podem ser trilhadas, onde surgem ainda algumas áreas associadas ao mosaico paisagístico “Bocage”.

Seguindo pelas veredas e caminhos, agora marcados pelos tons do Outono, podem ser observadas espécies como: a Garça-real, o Milhafre-preto, a Águia-sapeira, a Águia-de-asa-redonda, o Guarda-rios, o Perna-longa, o Pato-bravo, o Galeirão entre várias outras espécies de garças, passeriformes, rapinas e anatídeos. Aliás o próprio termo Pateira designa, na sua etimologia abundância de patos. Assim, a diversidade de habitats permite a sustentação destas comunidades, e de outros grupos, como por exemplo, os peixes, os répteis, os anfíbios, os insectos, os moluscos, os mamíferos (a Lontra, o Ouriço-cacheiro, a Raposa), que podem ser descobertos ao longo do trajecto.

O pedestrianista contactará de perto com os vestígios deixados por actividades do passado, elementos ligados ao património histórico local, à geologia e às actividades tradicionais. Nesta última, destacam-se as lides agrícolas que durante todo o ano dão vida aos campos agrícolas do vale do Águeda, mas também as embarcações de madeira – as tradicionais bateiras – que se encontram ancoradas nas margens da lagoa, dos rios Cértima e Águeda e que convidam a um passeio, numa próxima visita.


PR1 da Pateira ao Águeda


Programa
9:00h – Concentração no Parque da Pateira de Óis da Ribeira – Águeda
9:30h – Saída para o percurso
13:00h – Chegada prevista ao Parque da Pateira – Almoço convívio (oferecido pelo Município)

(actividade gratuita, solicita-se a inscrição prévia através de: percursosdeagueda@cm-agueda.pt)

_________________
Darasola - http://darasola.blogs.sapo.pt/
"A mais longa das caminhadas começa com um simples passo"
avatar
Darasola
Admin

Mensagens : 190
Data de inscrição : 26/02/2008
Localização : Porto - Aveiro

Ver perfil do usuário http://darasola.forumeiros.com - http://darasola.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum