Fórum Darasola
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acção de Voluntariado - Turfeira na Serra da Freita - 23 e 24 de Maio de 2009

Ir para baixo

Acção de Voluntariado - Turfeira na Serra da Freita - 23 e 24 de Maio de 2009 Empty Acção de Voluntariado - Turfeira na Serra da Freita - 23 e 24 de Maio de 2009

Mensagem  Darasola Ter maio 19, 2009 4:26 pm

Convite
Acção de Voluntariado
23 e 24 de Maio de 2009
Turfeira na Serra da Freita

No âmbito do projecto micro-reservas biológicas, convidamos todos os interessados a participarem numa acção de voluntariado a realizar na Turfeira da Serra da Freita, nos dias 23 e 24 de Maio de 2009. A pernoita em campismo será no Parque de Campismo do Merujal, devendo cada participante trazer o material adequado. A organização oferece a estadia em campismo e o jantar-convívio de Sábado.

Programa previsto

Dia 23
10,30 horas - Encontro em Mizarela
11,30 horas - Início dos trabalhos na turfeira
13,00 horas - Almoço
14,30 horas - Reinício dos trabalhos
20,00 horas - Jantar-convívio (oferecido pelo organização)

Dia 24
9,30 horas - Início dos trabalhos na turfeira
13,00 horas - Almoço
14,30 horas - Reinício dos trabalhos
16,00 horas - Fim dos trabalhos. Despedida.

Tarefa a realizar
Construção de pequenas represas de tábuas de madeiras para soterramento dos sulcos de drenagem.

Como chegar

Link para mapa de localização.

Sobre as turfeiras

As turfeiras são habitats naturais de elevado valor biológico entre outras razões por serem características de áreas de clima temperado e estarem incrustadas em plena Região Mediterrânica. Em Portugal as turfeiras de altitude ocorrem em biótopos permanentemente encharcados, em fisiografias planálticas, nas serras de maior altitude do Norte e Centro de Portugal. São formações reliquiais de períodos climáticos passados de clima mais frio. Com o aquecimento holocénico, iniciado há mais de 10 000 anos, estas formações refugiaram-se em altitudes progressivamente mais elevadas e os seus biótopos fragmentaram-se.

A maior parte das turfeiras são atapetadas por musgos do género Sphagnum, onde coexistem também as urzes (Calluna vulgaris e Erica tetralix), os tojos (Ulex minor) e plantas insectívoras como a orvalhinha (Drosera rotundifolia e a Drosera intermedia). Estes habitats, por vezes fortemente pressionados pela actividade humana, nomeadamente pela destruição da floresta contígua, estão entre os ecossistemas mais ameaçados pelos efeitos já visíveis das alterações climáticas. A Quercus gere já um espaço com estas características na serra da Freita e pretende no futuro intervir sobre turfeiras existentes no Norte e Centro do país, nomeadamente nas serras de Montemuro, Marão, Alvão, Gerês, Arga, entre outras.

Inscrições limitadas a 16 pessoas
Inscrições e informações para: fcnatureza@quercus.pt (até dia 21 de Maio)


Núcleo Regional de Aveiro da Quercus - A.N.C.N. Correio-p: Apartado 363; 3811-905 AVEIRO; Correio-e: aveiro@quercus.pt; W.W.W. U.R.L.: http://aveiro.quercus.pt/; Sede: Urb. de Santiago, Bl. 25 - R/C F, Aveiro;
Tlm: 966551372
Darasola
Darasola
Admin

Mensagens : 190
Data de inscrição : 26/02/2008
Localização : Porto - Aveiro

https://darasola.forumeiros.com - http://darasola.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos