XACOBEO 2010 - Caminho de Santiago pelo lado Português

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

XACOBEO 2010 - Caminho de Santiago pelo lado Português

Mensagem  Darasola em Qui Maio 27, 2010 7:04 am

Galiza – Norte de Portugal – organismo de cooperação fundado e presidido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte de Portugal (CCDR-N) e Xunta de Galicia – promove, entre os meses de Maio e Julho, a visita e o conhecimento, em peregrinação, do “Caminho Português” de Santiago, no âmbito das comemorações do Xacobeo 2010.
iniciativa arrancou a 8 de Maio, no Porto, com a participação dos presidentes da Xunta de Galicia, Alberto Nuñez Feijóo, da CCDR-N, Carlos Lage, e da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, passando ainda pelos municípios de Matosinhos e da Maia. A peregrinação prolongar-se-á por mais 13 etapas, em cada um dos sábados seguintes, tendo como objectivo a chegada a Santiago de Compostela a 31 de Julho. Para a realização do percurso inaugural está já garantida a participação de 150 peregrinos.
As primeiras oito etapas serão realizadas em território nacional, envolvendo percursos nos concelhos do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Barcelos, Ponte de Lima, Paredes de Coura e Valença do Minho, sendo a nona etapa, a 26 de Junho, realizada entre território português e galego, com travessia do rio Minho por barco junto da ponte velha que liga a Tui. À Póvoa de Varzim, os peregrinos chegam no dia 22 de Maio, completando a terceira etapa e retomam o caminho a 29 com partida de São Pedro de Rates até Barcelos (quarta etapa).
O objectivo da iniciativa – que junta para além do organismo de cooperação, da CCDR-N e da Xunta, a Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, todos os municípios portugueses e galegos envolvidos, o Turismo da Galiza e a Organização do Xacobeo 2010 – é a promoção do caminho de Santiago pela rota tradicional central do lado português e a sensibilização pública para o seu importante valor histórico, patrimonial e paisagística.
O programa detalhado do percurso e outras informações sobre a iniciativa serão disponibilizadas no site www.ccdr-n.pt/caminhosantiago2010
Também no âmbito das iniciativas de promoção do Caminho Português de Santiago, o Museu Municipal da Póvoa de Varzim organiza uma Exposição Itinerante “Diur no Caminho de Santiago”, no Núcleo Museológico da Igreja Românica de São Pedro de Rates que poderá ser visitada pelos peregrinos.

Informação retirada de aqui

_________________
Darasola - http://darasola.blogs.sapo.pt/
"A mais longa das caminhadas começa com um simples passo"
avatar
Darasola
Admin

Mensagens : 190
Data de inscrição : 26/02/2008
Localização : Porto - Aveiro

Ver perfil do usuário http://darasola.forumeiros.com - http://darasola.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum