55ª Caminhada AFIS - Trilho Pedestre Águia de Sarilhão (Gerês) - 01/06/08

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

55ª Caminhada AFIS - Trilho Pedestre Águia de Sarilhão (Gerês) - 01/06/08

Mensagem  Joaquim Margarido em Qui Abr 10, 2008 1:44 am

TRILHO PEDESTRE DA ÁGUIA DE SARILHÃO

No próximo dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, a Secção de Pedestrianismo do Clube AFIS / Ovar leva a efeito a sua 55ª Caminhada regular.


A iniciativa desenrola-se no Gerês, e tem como objectivo a realização do Trilho Pedestre da Águia de Sarilhão. Trata-se duma caminhada no âmbito da edição inaugural do Ultra-Trail da Geira Romana, uma organização conjunta do Clube .com, Câmara Municipal de Terras do Bouro e Confraria Trotamontes, com a qual a Secção de Pedestrianismo do Clube AFIS está geminada.

O Trilho da Águia de Sarilhão, localizado na freguesia do Campo do Gerês, possui um património de fortes tradições culturais e etnográficas. Este trilho pedestre de pequena rota (PR), de âmbito histórico e cultural, tem uma extensão de 9 km, com cerca de 3 horas de duração e apresenta um grau de dificuldade médio. Estende-se por terrenos aplanados de um vale alargado, por onde passa o Ribeiro de Rodas, entre o Museu Etnográfico e a margem esquerda da albufeira de Vilarinho das Furnas, sendo esta a sua extremidade Norte. Percorre os aglomerados rurais deste antigo povoado e descortina, por entre os arruados estreitos, os espigueiros e habitações com as suas cruzes cimeiras e varandas com madeiramentos costumeiros abertas ao logradouro.

Inserido numa importante área do Parque Nacional da Peneda Gerês, este trilho aproxima-se de outros locais de interesse, como a fraga do Sarilhão, a Mata Nacional de Albergaria e a extinta aldeia comunitária de Vilarinho das Furnas. Do legado patrimonial realça-se, com distinção, a Via Nova XVIII (Geira), com passagem pelas milhas XXVII, XXVIII e XXIX e pelo núcleo de padrões romanos. Nas proximidades da milha XXIX avultam vestígios indeléveis da trincheira do Campo que, na Idade Média, serviu de defesa da raia portuguesa nas invasões hostis.

Programa:

06h30 – Partida (Largo dos Campos, Ovar)
09h30 – Trilho Pedestre da Águia de Sarilhão (9 km)
12h45 – Almoço-Convívio
15h00 – Tarde livre em Campo de Gerês
Visita ao Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas
18h30 – Chegada

Inscrições (até 30 de Abril e limitadas a 63 participantes):

15,00 € (Sócios) / 17,50 € (Não Sócios)

A inscrição inclui viagem em autocarro, almoço-convívio e seguro desportivo. Não inclui a visita ao Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas.

NOTA: Está prevista uma paragem junto ao Viaduto do Amial para embarque de participantes da zona do Grande Porto.

Contactos: 963 171 354, 969 531 844 e 936 206 882.

Faça já a sua inscrição e venha com o Clube AFIS, “Por Ovar… a Caminhar!”

JOAQUIM MARGARIDO

Joaquim Margarido

Mensagens : 6
Data de inscrição : 15/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum