Fórum Darasola
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

54ª Caminhada AFIS

Ir para baixo

54ª Caminhada AFIS Empty 54ª Caminhada AFIS

Mensagem  Joaquim Margarido Ter maio 06, 2008 4:35 am

54ª Caminhada AFIS 2008050454caminhadaafispq9

COMO NUM CONTO DE FADAS

“Devíamos fazer esta caminhada todos os anos!” Enquanto preparava a mesa para o almoço, o pequeno grupo exprimia desta forma o sentimento generalizado, alicerçado na fantástica experiência que acabavam de viver. Ali mesmo, junto ao Solar de Bertiandos, como num conto de fadas.


A Zona de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, no concelho de Ponte de Lima, acolheu o grupo de 58 Caminheiros AFIS, na 54ª edição das suas habituais caminhadas regulares do primeiro domingo de cada mês. Com o Rio Estorãos a dar o mote, numa paisagem deslumbrante de verde e água, a caminhada desenvolveu-se em dois percursos diferentes, rara regalia onde a diversidade e variedade de escolhas ía ao encontro de diferentes capacidades físicas e dos gostos mais exigentes.

O grosso do grupo foi ao encontro do Percurso da Água (12,5 km), rumando primeiro à Quinta de Pentieiros, para depois se encontrar com o grupo mais pequeno que fez o Percurso das Veigas (6 km) e seguiu directamente para a idílica zona de lazer fluvial da Azenha de Estorãos. Os momentos de pausa permitiram recuperar as forças e mergulhar o olhar naquelas águas cristalinas, naquele fundo de areia branquinha, nos campos repletos de margaridas, nas cuidadas videiras com pequeninos cachos já a despontar e, mais lá ao fundo, nas Serras de Arga e Cabração.

O grupo ainda seguiu junto ao longo do Rio Estorãos, o canto dos rouxinóis a intrometer-se no constante rumorejar das águas omnipresentes. Acabaria por se separar pouco após a curiosa Estátua das Quatro Mãos, seguindo uns em direcção a Bertiandos, após atravessar a fantástica Lagoa do Mimoso, enquanto outros se dirigiam directamente para o Centro de Interpretação Ambiental, princípio e fim desta caminhada.

Após o almoço-piquenique, partilhado por todos com grande animação, a tarde foi passada em Ponte de Lima, ao gosto e ao ritmo de cada um. No final – e porque foi Dia da Mãe – a organização fez questão de assinalar a data com uma lembrança que deixou todas as mães, presentes e futuras, verdadeiramente deliciadas.

Saudações atléticas.

JOAQUIM MARGARIDO

Joaquim Margarido

Mensagens : 6
Data de inscrição : 15/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos