54ª Caminhada AFIS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

54ª Caminhada AFIS

Mensagem  Joaquim Margarido em Ter Maio 06, 2008 4:35 am



COMO NUM CONTO DE FADAS

“Devíamos fazer esta caminhada todos os anos!” Enquanto preparava a mesa para o almoço, o pequeno grupo exprimia desta forma o sentimento generalizado, alicerçado na fantástica experiência que acabavam de viver. Ali mesmo, junto ao Solar de Bertiandos, como num conto de fadas.


A Zona de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, no concelho de Ponte de Lima, acolheu o grupo de 58 Caminheiros AFIS, na 54ª edição das suas habituais caminhadas regulares do primeiro domingo de cada mês. Com o Rio Estorãos a dar o mote, numa paisagem deslumbrante de verde e água, a caminhada desenvolveu-se em dois percursos diferentes, rara regalia onde a diversidade e variedade de escolhas ía ao encontro de diferentes capacidades físicas e dos gostos mais exigentes.

O grosso do grupo foi ao encontro do Percurso da Água (12,5 km), rumando primeiro à Quinta de Pentieiros, para depois se encontrar com o grupo mais pequeno que fez o Percurso das Veigas (6 km) e seguiu directamente para a idílica zona de lazer fluvial da Azenha de Estorãos. Os momentos de pausa permitiram recuperar as forças e mergulhar o olhar naquelas águas cristalinas, naquele fundo de areia branquinha, nos campos repletos de margaridas, nas cuidadas videiras com pequeninos cachos já a despontar e, mais lá ao fundo, nas Serras de Arga e Cabração.

O grupo ainda seguiu junto ao longo do Rio Estorãos, o canto dos rouxinóis a intrometer-se no constante rumorejar das águas omnipresentes. Acabaria por se separar pouco após a curiosa Estátua das Quatro Mãos, seguindo uns em direcção a Bertiandos, após atravessar a fantástica Lagoa do Mimoso, enquanto outros se dirigiam directamente para o Centro de Interpretação Ambiental, princípio e fim desta caminhada.

Após o almoço-piquenique, partilhado por todos com grande animação, a tarde foi passada em Ponte de Lima, ao gosto e ao ritmo de cada um. No final – e porque foi Dia da Mãe – a organização fez questão de assinalar a data com uma lembrança que deixou todas as mães, presentes e futuras, verdadeiramente deliciadas.

Saudações atléticas.

JOAQUIM MARGARIDO

Joaquim Margarido

Mensagens : 6
Data de inscrição : 15/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum